tecnologia 5g

Tamanho
do Texto

Tecnologia 5G e espiritualidade: Você já ouviu falar do 5G?

Você já ouviu falar da tecnologia 5G? E do metaverso?

Desde 2018, empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo mundo a tecnologia 5G, quinta geração da internet. Ela vai permitir mais interação ao mesmo tempo, no mesmo espaço, ou seja, muito mais gente poderá utilizar a internet sem ela cair.

De acordo com Alexandre Caldini, no Mês Espírita Mundial, a tecnologia 5G vai permitir o começo do chamado metaverso.

O que é metaverso?

O termo que surgiu em 1992, na obra “Nevasca”, de Neal Stephenson, diz respeito ao mundo virtual que é igual ao nosso, porém, não é físico, não é concreto.

“Neste mundo, vamos poder fazer tudo. Vamos ter reuniões, fazer compras, estudar, criar relacionamentos, tudo através da realidade virtual. O metaverso lembra um pouco jogo “Second life” só que muito melhor, Alexandre Caldini”

Como o espiritismo vê a tecnologia?

Ainda na palestra Caldini nos lembrou a seguinte frase de Allan Kardec,

“O espiritismo sempre acompanhará a ciência”

Ou seja, se a ciência vai por um caminho, o espiritismo vai junto.E ainda, a doutrina diz que crescemos em uma dupla jornada, crescemos intelectualmente e moralmente. Entretanto,  nem sempre essas duas curvas andam em paralelo.

Allan Kardec, na questão 780 de O Livro dos Espíritos, questiona:

“O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual?
Decorre deste, mas nem sempre o segue imediatamente.
  1. a)  Como pode o progresso intelectual engendrar o progresso moral?
Fazendo compreensíveis o bem e o mal. O homem, desde então, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos”.

A tecnologia ajuda ou atrapalha o nosso crescimento intelectual?

Segundo Alexandre Caldini, ela chega no momento certo.

“A gente usa a tecnologia de acordo com a nossa capacidade. Temos os pontos positivos, por exemplo, o Mês espírita mundial (onde é possível ter acesso a mais de 120 palestras em diferente idiomas) e os pontos negativos (a tecnologia que está sendo usada na guerra Rússia x Ucrânia)”

Caldini, completou dizendo que a tecnologia está ajudando as pessoas a desapegar das coisas materiais e dar mais importância às coisas essenciais. E ainda, ajuda a propagar o amor, já que é possível matar a saudade do próximo, por meio de uma ligação de vídeo.

A tecnologia afeta o espiritismo?

Para Alexandre Caldini, isso afeta bastante, porém, para melhor.

“Durante a pandemia, os centros espíritas foram obrigados a usarem a tecnologia, quase todo centro espírita atualmente faz live. E as lives permitem que as pessoas acessem o conteúdo quando quiserem. Além de poder ouvir diferentes vozes do espiritismo”.

Deseja saber mais sobre tecnologia e espiritismo? Acompanhe na programação do 1ª Mês Espírita Mundial um vídeo especial e esclarecedor sobre os precursores da ideia cristã e do Espiritismo.

Confira também na  programação outros temas interessantes do Espiritismo!

Faça a sua inscrição pelo site do evento para receber todas as informações, curiosidades e a programação completa do  1ª Mês Espírita Mundial que será realizado durante todo o mês de abril Acesse: https://feal.com.br/mes-espirita-mundial

Dica de leitura Mundo Maior Editora
Assista:

 

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior