Tamanho
do Texto

Traição a Kardec

artigo-feal15-300x300

Amilcar Del Chiaro Filho

    No Editorial do programa Sol Nas Almas, do dia quatro de março próximo passado lamentamos o fato de grande parte do movimento espírita estar com um pé na sacristia. Depois recebemos uma notícia, que confirmamos no jornal Folha de São Paulo, que o Tribunal de Justiça da Bahia oficializou o casamento realizado num grande centro espírita de Salvador, porque o casal teve o registro de casamento negado, recorreu ao Tribunal de Justiça que deu ganho de causa aos apelantes por 11 votos a 10.  O que significa isto? Na nossa visão, Traição a Kardec. Lamentavelmente se já estávamos com um pé na sacristia agora estamos com os dois pés e muito mais. O pior é que essa anomalia foi realizada por médium de fama internacional, que dirige uma grande instituição espírita, tem grande popularidade e mantém programas de TV e rádio para divulgar o Espiritismo! Mas que espiritismo?!  Allan Kardec deixou bem claro que o Espiritismo não é uma religião institucional. Herculano Pires que sempre defendeu o Espiritismo religioso, deixa bem claro que o Espiritismo é religião natural, e como Kardec concorda que no Espiritismo não existe dogmas, rituais, liturgias, sacerdócios, vestes especiais, sacramentos e etc. Nem mesmo hierarquias de cargos. No entanto grande parte dos espíritas venera médiuns e líderes carismáticos. Não somos contra que se faça uma prece num casamento, desde que seja apenas uma prece e se deixe bem claro que aquilo não é uma cerimônia espírita de casamento e logicamente não se preenche nenhum documento. O Espiritismo respeita a lei civil, e muito mais do que a lei civil, a lei do amor.       O Espiritismo ensina também que ninguém pode ser feliz em cima da infelicidade de outra pessoa.  Logicamente podemos fazer uma prece num enterro, especialmente de companheiros espíritas, ou no nascimento de uma criança, desde que fique claro que não se trata de encomendação do corpo ou batizado.  Pobre Allan Kardec! Mais uma vez foi traído pelos próprios espíritas. Será que alguma instituição federativa vai se pronunciar para esclarecer o público ou somente a nossa voz frágil e sem importância vai protestar?

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior