www.tvmundomaior.com.br/programacao/filosofando
Vencendo Obstáculos
Nos tempos em que vivemos, a ansiedade parece prevalecer sobre as nossas expectativas de um futuro melhor para nós e nossos familiares; muitos casais deixam de ter filhos devido às incertezas causadas pelo desencanto, pelo descomprometimento e negatividade vigentes; por sua vez, as “guerras e rumores de guerras” intranquilizam, revoltam e minimizam as nossas esperanças. Questões pessoais e desafios profissionais cada vez mais intensos podem tomar a forma de verdadeiras muralhas intransponíveis.
Esperar que outros resolvam as nossas questões ou venham ao encontro das nossas necessidades seria tomar uma atitude acomodatícia que, na verdade, em nada colaboraria para o desenvolvimento de nossas capacidades.
Tomada ao pé da letra, a expressão “vencer” pressupõe sobrepujar-se ao outro num desequilíbrio de forças antagônicas e, por vezes, agressivas. Olhar a vida por outro ângulo, mudando significados, transcendendo o presente e visualizando otimisticamente os momentos futuros, nos garante expectativas saudáveis e harmoniosas.
Viver um momento de cada vez, esperar que o dia seja o melhor possível e contribuir efetivamente para que o seja; reconhecer-se como um viajor da vida, no dizer de Plotino; reconhecer que “tudo passa”, como aconselha Pedro, desde os momentos tristes e até os momentos felizes; trabalhar pela nossa evolução moral e ética como preconiza o Espiritismo são ensejos para o crescimento e, ao invés de obstáculos e derrotismo, veremos oportunidades a serem aproveitadas para o nosso crescimento, sempre ascendente. Isto significa ter fé.
(Artigo publicado on line pelo Psychological Studies Journal, em dezembro de 2013, na Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Russia).
Ps.: Os conceitos aqui emitidos não expressam necessariamente a filosofia FEAL, sendo de exclusiva responsabilidade de seus autores.