Tamanho
do Texto

Vida Saudável

Vida Saudável

 

Segundo o dicionário, saudável quer dizer:  1 Bom ou conveniente para a saúde. 2 Benéfico.

Logo, para que tenhamos uma vida saudável, se faz necessário que nos encaixemos nessas definições. Talvez por isso mesmo, tenhamos essa dificuldade. Pois nem sempre, o que nos dá prazer na alimentação é conveniente para nossa saúde, são tantos alimentos comprovadamente prejudiciais, e no entanto tão saborosos, da mesma forma que nem tudo que é benéfico para nossa saúde nos dá prazer realizar, como exercícios físicos.

Nosso corpo físico se ressente; e cada dia que passa, mais cedo apresentamos doenças, pois hoje a maior parte dos alimentos são industrializados, e as crianças já não brincam se movimentando. Se confinam diante de uma telinha teclando, e a maioria delas não sabem, se mangas nascem em árvores ou rasteiras como melancias.

A maioria de nós, procura um médico apenas quando sentimos muitas dores, sintomas que nos preocupem demais, ou somos carregados por alguém, após perdermos os sentidos. Não faz parte de nossa cultura a prevenção. É como se acreditássemos que ir ao médico fosse uma perda de tempo.

Aqui a importância do conhecimento. Entendermos o que e porque, é bom para nosso corpo e conveniente para nossa saúde, e o que se passa dentro de nós.  Em nossa alma. Porque nós não temos uma alma, nós somos uma alma que habita um corpo, corpo esse, do qual precisamos para realizar mais uma etapa de nossa evolução.

Por isso se faz necessário que cuidemos desse corpo físico, bem como conheçamos nossos pensamentos para que entendamos nossas emoções e através dessa administração, evitemos ou diminuamos as possibilidades de somatização. Que é a presença de sintomas físicos por questões emocionais sem doença orgânica. Um exemplo é  a síndrome do pânico que a pessoa pode apresentar sintomas idênticos a de um ataque cardíaco e quando realizados exames não apresenta qualquer cardiopatia, ou ainda as doenças psicossomáticas, que são doenças orgânicas, porém com causas psicológicas  e  nosso corpo reage, informando que algo não está bem.

Por isso, para que tenhamos uma vida saudável, se faz necessário que façamos essa escolha de forma consciente, pois nosso futuro será construído a partir das escolhas do presente.

Através de nossas escolhas e atitudes tudo pode melhorar. Hoje não é tarde.

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior