Tamanho
do Texto

A voz da experiência

artigo2-300x300

Enéas Canhadas

Vivemos procurando interferir na vida dos outros e, geralmente, justificamos como tentativas de ajuda. Pois bem, que seja. Assim sendo, podemos dizer que “Começar, já é metade de toda a ação” (Provérbio grego), afinal de contas, “Nada existe de permanente a não ser a mudança” disse Heráclito. E já que alguém está apenas no começo, não custa saber que “Um caminho de mil quilômetros começa com o primeiro passo” (Lao Tse). Bem, todas as coisas que acontecem, um dia foram só o começo, e os jovens, quando começam coisas no começo de suas vidas, por vezes, sofrem de nossa parte, as maiores censuras. A juventude é um disparate; a idade adulta, uma batalha; a velhice, uma saudade. (Benjamin Disraeli – Lord Beaconsfield – (Escritor e político inglês – 1804/1881). No entanto, as experiências podem ser novas e velhas em qualquer idade, uma vez que o Espírito não envelhece, não sofre a ação do tempo. Mas, como temos a consciência de que, estar neste plano terreno significa trabalhar, “A persistência é o caminho do êxito” já dizia Chaplin. É muito importante ter em mente que “Se o homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável” (Sêneca – célebre orador e filósofo 4 a.C. – 65 d.C.). “Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação existe uma verdade fundamental, cujo desconhecimento mata inúmeras ideias e planos esplêndidos: a de que, no momento em que nos comprometemos definidamente, a Providência move-se também. Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes, encontros e assistência material, que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. O que quer que você possa fazer, ou sonhe que o possa, faça-o. Coragem contém genialidade poder e magia. Comece-o agora”, e quem nos aconselha assim é Goethe (pensador alemão 1749-1842).

Entretanto, como se costuma dizer que “conselho e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém” (provérbio popular), não custa ouvir o que um provérbio chinês nos diz quanto aos problemas que podemos encontrar pelo caminho: “Se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça, porque não tem solução.” e além disso não devemos nunca fugir das oportunidades que a experiência nos oferece. Não foi à toa que um professor nos explicou: “A experiência humana se resume, em grande parte, no armazenamento de comportamentos, atitudes, reações e vivências do passado. A mente é a capacidade de elaborar a experiência passada, de conduzir a experiência presente e de criar novas possibilidades de experiência. O importante no homem é sua experiência vivenciada e percebida. A história de um homem, seu valor, sua grandeza, identificam-se com sua experiência: o que se passou, o que sentiu e sofreu ficam acumulados como experiência. (Antônio Xavier Teles – Professor de Ensino Superior/ Mestre em Psicologia) e, para que não fique dúvida nenhuma “A experiência não é o que acontece com o homem; é o que o homem faz com o que acontece com ela (Aldous Huxley – Romancista, contista, ensaísta, teatrólogo inglês – 1894/ 1935). É uma pena que, para nós, que vivemos no ocidente, costumamos descobrir apenas na velhice a sabedoria com que nos ensinou Rosseau: “Na juventude deve-se acumular o saber; na velhice, fazer uso dele”. (Jean Jacques Rosseau (1712/ 1778)

Embora sejamos sovinas com os bens que possuímos, o mesmo não acontece com as oportunidades que a vida nos oferece, uma vez que, quase por consenso, podemos dizer que viver é complicado. Não foi sem razão que o poeta Fernando Pessoa nos disse que “navegar é preciso, mas viver não é preciso”. Para tudo que temos de aprender, pagamos sabendo que “A experiência é a melhor escola. Só que as mensalidades são caras (Thomas Carlyle – Filósofo e Historiador escocês – 1795/ 1881), que nos lembra, assim, a verdade de que tudo tem o seu custo e o seu preço “Caro é o que adquires com a experiência, mais caro é o que te falta adquirir. (Anônimo) e mais uma dura verdade: “Experiência é coisa que ninguém consegue de graça. (Oscar Wilde – Escritor, poeta e teatrólogo irlandês – 1856/ 1900).

“A gente está no mundo para crescer, e cresce com as experiências, sejam elas boas ou más”. (Elizabeth Taylor). “A idade adulta é a idade por excelência da adaptação. Amadurecer é encontrarmos o nosso lugar neste mundo”. (Emmanuel Mounier) “A maturidade não é considerada hoje como tempo rígido em que se dá o amadurecimento das habilidades. Experiências modernas comprovaram que a maturidade tanto pode ser antecipada como retardada. Exercícios adequados vão aperfeiçoando certas habilidades, que por sua vez antecipam a maturidade para outras aptidões, criando uma corrente de amadurecimento psicológico, que resulta numa maturidade precoce”. (Antônio Xavier Teles – Professor de Ensino Superior/ Mestre em psicologia). “A natureza te dá a face que tens aos 20 anos; a vida te dá a face que tens aos 30 anos; mas a partir dos 40, tua face é tua própria obra”. (Anônimo) “Quiséramos ser independentes para poder dizer “Vive tua vida e esquece tua idade”. (Frank Bering – 1877/ 1965).

Enquanto vamos fazendo as nossas reformas e construções interiores, “Conversar com outras pessoas sobre as experiências e as dificuldades da vida pode trazer não só alívio, mas também novas maneiras de olhar e de agir”. (Maria Tereza Maldonado) “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina!” (Cora Coralina). Vivemos sempre às voltas com o tempo que vai dentro de nós, quer sejamos velhos ou ainda jovens. “Entre os 55 e os 60 anos, o homem se torna conservador, saudosista em de acordo com as circunstâncias, um tanto reacionário, pela falta de participação e certo temor pelo destino que toma a dinâmica social”. (Antônio Xavier Teles – Professor de Ensino Superior/ Mestre em psicologia). “És ainda muito novo, mas virá o tempo em que aprenderá a julgar por si próprio tudo o que se passa no mundo, sem se fiar na tagarelice de outrem. Não creia em nada que ouvir, e creia apenas na metade do que ver”. (Edgard Allan Poe – Poeta e Contista americano – 1809/ 1849), novamente como bons conselhos oferecidos sem custo adicional nenhum.

Esse tempo interno de que falamos, na verdade, vem como sabedoria inerente à espécie humana, assim temos todas as condições para medir o nosso tempo de vida. “Não contamos os anos de um homem, até que ele nada mais tenha para contar” (Ralph Waldo Emerson – Filósofo e poeta americano – 1803/ 1882) desde que saibamos lidar com esse tempo, não como quem conta notas de dinheiro, até mesmo já roto e desatualizado, pois “Ninguém poderá jamais aperfeiçoar-se, se não tiver o mundo como mestre. A experiência se adquire na prática”. (William Shakespeare – Escritor teatral inglês – 1564/ 1616). E por falar em dinheiro, não nos deixemos iludir: “No mundo dos negócios todos são pagos com duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro… o dinheiro vem depois”. (Harold Geneen) “Só há uma coisa mais dolorosa do que aprender com a experiência: é não aprender com a experiência”. (Archibald Mac Leish). “Só valem as experiências que fazemos com a nossa própria carne”. (Érico Veríssimo – Escritor brasileiro – 1905/ 1975). Desperdiçar, de jeito nenhum. Como se não soubéssemos disso, vai um conselho: “O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida” (Charles Robert Darwin). “O verdadeiro sinal de maturidade é reconhecer que ainda há muito que aprender. Só os ignorantes é que acham que sabem tudo” (Kenneth Jones). “Eu aprendi que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você a está escalando.” (Shakespeare). “O que os pais dizem a seus filhos não é ouvido pelo mundo mas ecoará pela posteridade” (Jean Paul Richter). “Aos 20 anos, preocupamo-nos com o que os outros pensam de nós; aos 40, não ligamos para o que os outros pensam de nós; aos 60, descobrimos que eles nunca pensaram em nós.” (Jack Falkson) embora este pensamento contenha um certo sabor amargo, “Beba mel ou fel, o que o sábio assimila é a experiência.” (Hermógenes). “A pessoa prudente aproveita a sua experiência. A sábia aproveita a experiência dos outros” (John Collins). Mas o que é esta tal de experiência de que tanto falamos e ouvimos falar? “Experiência é o nome que cada qual dá a seus próprios erros”. (Oscar Wilde – Escritor, poeta e teatrólogo irlandês – 1856/ 1900). “O rio atinge os seus objetivos, porque aprendeu a contornar obstáculos”. (Lao Tsé) “Ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio” (Provérbio Chinês). “Liberdade significa responsabilidade.

É por isso que tanta gente tem medo dela.” (George Bernard Shaw). “Na mocidade aprendemos; na velhice, compreendemos”. (Marie Von Ebner-Eschenbach). Mas, de tanta experiência já vamos para o declínio da vida . . . “Nunca pense na velhice. Pensar na velhice é o que torna as pessoas velhas”. (James A. Farley – 1888/ 1976). Nunca é demais um velho e surrado dito popular que, sempre nos trás algum consolo: “Galinha velha é que dá bom caldo”. (Provérbio Popular). “As palavras podem ferir mais que punhais; e o tom, mais que as palavras.” (Frederico da Prussia em carta a Voltaire). De modo que as palavras tanto podem consolar, apaziguar, construir como também esfacelar corações e mentes. Por isso, “Maior experiência do mundo tem aquele que mais observou do que aquele que mais viveu”. (Arthur Graf Von Platen – Poeta e filósofo alemão). “Deus fica perto de onde as pessoas demonstram amor umas às outras.” (Pestalozzi) e “A verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar o bem-estar do mundo.” (Benjamin Franklin), pois “Os anos ensinam coisas que os dias desconhecem”. (Provérbio Chinês).

Parece que, somente na velhice descobrimos o que seria bom sempre saber que “Para fazer bom uso da vida seria preciso ter na juventude, a experiência dos anos avançados, e, na velhice, o vigor da juventude.” (Stanislaw) “Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros”. (Confúcio). “Envelhecemos no espírito muito antes de envelhecermos nos cabelos”. (Charles Lamb – Escritor e ensaísta inglês – 1775/ 1834). “Saber envelhecer é a obra-prima da sabedoria e um dos capítulos mais difíceis na grande arte de viver”. (Henri Frederich Amiel – 1821/ 1881) “Se rugas têm que riscar nossa fronte, que não risquem nosso coração. O espírito não deve envelhecer”. (James A. Garfield – 1831/ 1881). Saibamos por fim: “Tudo que nos acontece traz experiência ou desenvolve alguma qualidade que nos faltava”. (Sakarawa). “Grandes almas sempre encontraram dura oposição de mentes medíocres.” (Albert Einstein) e é pena que “Algumas pessoas jamais “conseguem crescer”… (Harold Robbins) “Há três coisas que não voltam atrás: A flecha lançada. A palavra pronunciada e a oportunidade perdida.” (Provérbio Chinês) e o bom humor também nos ajuda a concluir: “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” (Albert Einstein) e, não alimentemos ilusões: “O mundo não está interessado nas tempestades que encontraste. Quer saber se trouxeste o navio”. (William Mac Fee) “A experiência é um bilhete de loteria comprado depois do sorteio”. (Gabriela Mistral – Pseudônimo da poetisa chilena Lucila Godoy de Alcayaga – 1889/ 1957). E, finalmente, “O verdadeiro Espírita não é aquele que crê nas manifestações, mas aquele que aproveita o ensinamento dado pelos Espíritos”. (Allan Kardec)

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior