Analise comparativamente, o capítulo VI – Uranografia geral, de A Gênese, obra legítima de Kardec, ed. FEAL 2018, com as demais edições adulteradas, em português
Se você já tem A Gênese, o livro legítimo de Kardec, em tradução para o português (Ed. FEAL 2018), compare-a com a que você já tinha – aquela em que na capa, você escreverá: adulterada. Nessa comparação irá constatar o alto grau da adulteração feita no último livro da Codificação, três anos após a desencarnação de Kardec. Poderá também medir o prejuizo trazido para o entendimento correto do Espiritismo, e a grande necessidade de reciclarmos nossos conhecimentos sobre essa obra e seu significado.
Cada tradutor, nos pontos em que a tradução se torna complexa, devido a estrutura do francês em relação ao português, usa palavras que entende serem as melhores, mas que não prejudiquem o texto original. Mas há palavras que deturpam o sentido e induzem a erro conceitual. Essas serão apontadas.
Erros de digitação, em qualquer edição, são apenas erros de digitação, a serem corrigidos. No capítulo VI – Uranografia geral, nas edições adulteradas, encontramos 22 interferências. Dos 64 itens com que Kardec compôs esse capítulo, 17 sofreram algum tipo de alteração: 1 item teve troca de palavra significativa, alterando o sentido da frase; 7 itens tiveram supressão da autoria das notas de rodapé; 1 item teve acréscimo de frase na nota de rodapé; 3 itens foram suprimidos; 2 itens tiveram acréscimo de citação; 1 item teve interrogação suprimida; 4 itens mudaram de numeração; 2 subtítulos foram retirados; 1 subtítulo foi acrescentado.
Compare: – item 01 de Kardec -> na adulterada não foi citado o autor da nota de rodapé (A.K.) ; – item 04 de Kardec -> na adulterada não foi citado o autor da nota de rodapé (A.K.) ; – item 08 de Kardec -> na adulterada não foi citado o autor da nota de rodapé (A.K.) ; – item 10 de Kardec -> na adulterada não foi citado o autor da nota de rodapé (A.K.) ; – item 15 de Kardec -> na adulterada foi trocada a palavra significativa imortal, por mortal; – item 17 de Kardec -> na adulterada não foi citado o autor da nota de rodapé (A.K.) ; – item 25 de Kardec -> na adulterada não foi citado o autor da nota de rodapé (A.K.) ; foi acrescentada frase no
final da nota de rodapé de Kardec; – item 30 de Kardec -> na adulterada foi acrescentada citação no final do texto; – item 33 de Kardec -> na adulterada não foi citado o autor da nota de rodapé (A.K.) ; – item 40 de Kardec -> na adulterada foi acrescentada citação no final do texto; – após o item 57 de Kardec -> na adulterada foi retirado o subtítulo A Ciência; foi posto o subtítulo Diversidade
dos Mundos; – item 58 de Kardec -> na adulterada foi suprimido; – item 59 de Kardec -> na adulterada foi suprimido; – item 60 de Kardec -> na adulterada foi suprimido; – após o item 60 de Kardec -> na adulterada foi suprimido o subtítulo Considerações Morais; – item 61 de Kardec -> na adulterada passou a ser 58; – item 62 de Kardec -> na adulterada passou a ser 59; – item 63 de Kardec -> na adulterada passou a ser 60; – item 64 de Kardec -> na adulterada passou a ser 61; foi retirada a interrogação do primeiro questionamento do primeiro parágrafo.
Tarefa cumprida: 375 adulterações!!!!!!!! A análise minuciosa de cada capítulo de A Gênese, de Kardec, que empreendemos desde julho de 2018, termina aqui. No total, encontramos 375 alterações significativas, adulterando profundamente o texto original e os objetivos, desse que foi o último livro da Codificação! É hora de estudar e refazer conceitos sobre o Espiritismo. Listamos: cap.I = 18; cap.II = 28; cap.III = 25; cap.IV = 21; cap.V = 01; cap.VI = 22; cap.VII = 31; cap.VIII = 06; cap.IX = 13; cap.X = 21; cap.XI = 56; cap.XII = 20; cap.XIII = 08; cap.XIV = 31; cap.XV = 06; cap.XVI = 14; cap.XVII = 15; cap.XVIII = 39!
Autora: Cristina Sarraf