Tamanho
do Texto

Minuto de Sabedoria – Carlos Torres Pastorino

Carlos Torres Pastorino foi escritor, poeta, jornalista, historiador, músico, filósofo, poliglota, emérito conhecedor de seis línguas vivas, sem falar no seu profundo conhecimento de latim e grego clássico, e das abordagens ao hebraico e sânscrito. Tudo isso e mais: ensinava sem impor, partilhando convívio de homem sem rancores, aberto a tudo e a todos, graças a sua vivência evangélica. Na sua biblioteca havia “apenas” quinze mil volumes.

Autor de 28 obras publicadas, incluindo-se a “Sabedoria do Evangelho”, da qual somente oito volumes foram editados. Traduziu Pietro Ubaldi, de quem foi amigo, compôs 31 peças musicais para piano, orquestra, quarteto de cordas e polifonia a três e quatro vozes.

Era um homem simples, modesto, despojado de ilusões. Nasceu no dia 4 de novembro de 1910. Era carioca e desencarnou em 13 de junho de 1980, em Brasília, no Hospital das Forças Armadas. Com apenas 14 anos bacharelou-se em Geografia, Corografia, Cosmografia e Português, no famoso Colégio Pedro II.

Em 1929 estava em Roma, tocado por vocação religiosa, sendo aprovado pelos examinadores pontifícios para diversas Ordens Menores. Em 1931 foi aprovado para a Ordem do Subdiaconato; finalmente em 1934 recebeu o diploma final “cum laude”, dos Cursos de Filosofia e Teologia (PHD), pelo Colégio Internacional Santa Maria Zaccaria.

Quando se preparava para promoção a Diácono, decepcionado ante a “recusa” de Pio XII em receber o Mahatma Gandhi com seu habitual traje branco, renunciou ao sacerdócio e mudou seu rumo para sempre…Voltou para o Brasil. Tornou-se jornalista, escritor, critico de arte, professor de Psicologia, Lógica, História da Filosofia, Latim e Grego. Preparou-se, estudou muito e foi aprovado, após concurso de títulos e provas, com defesa de tese, para Cátedra do Colégio Pedro II, foi professor de Latim no Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Mais tarde, 1971, o Conselho Federal de Educação aprovou-o como titular de Língua e Literatura Latina, Língua e Literatura Grega (1972) e de Lingüística, (1974) para a Universidade Federal de Brasília. Já havia sido aprovado Tradutor Publico de francês, italiano e espanhol.

O inesquecível Brasileiro Carlos Juliano Torres Pastorino, mais conhecido como C. Torres Pastorino, foi o autor de “Minutos de Sabedoria”. Espiritualista confesso, em 1950, após a releitura de “O Livro dos Espíritos”, o que fez em apenas dois dias, tornou-se espírita desenvolvendo atividades doutrinarias muito intensas. No bairro do Grajaú, começou a freqüentar o Centro Espírita Julio César; fundando mais tarde em sua própria residência, na Rua Sete de Setembro, 223, O Grupo Espirita da Boa Vontade, que mais tarde passaria a denominar-se Grupo de Estudos Spiritus. Desse Grupo surgiram, depois, com ajuda de Jaime Rolemberg de Lima, o Lar Fabiano de Cristo, a CAPEMI, e o SEI – Serviço Espírita de Informações.

Homem de ação, infatigável, Pastorino, após sua desencarnação, não silenciou; prosseguiu mandando-nos páginas belíssimas do Além, mensagens psicografadas por Carlos A. Baccelli, entre outros médiuns conhecidos.

Eis aí, e aqui, Carlos Pastorino mais vivo que nunca, ensinando, pregando, escrevendo: a morte é vida!

 

Eladio Paniagua Jr

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior