Comunicação Social Espírita
SUGESTÕES:
- divulgação de materiais na internet ( informações das atividades da casa )
“em sites” reconhecidamente espíritas (FEB, FEC, CRE) - avaliação criteriosa das mensagens distribuídas nas casas, conferindo a
fonte citada e buscando o “ok” do departamento doutrinário. - que a FEC apresente um orientação sobre os programas /revistas (mídia em
geral) de modo que as casas façam uma avaliação doutrinária cuidadosa antes de
qualquer divulgação. - campanha a nível estadual de “outdoor” organizada pela FEC, para que o
custo seja barateado. - buscar utilizar o programa” momento espírita” da FEP em rádio.
- buscar espaço em jornais locais para divulgar a doutrina.
- intensificar a divulgação interna das atividades da casa da FEC, etc.
cronograma das atividades (Ex-palestras) de forma atrativa. - Fazer com que os trabalhadores da casa que participam de eventos do CRE /
FEC divulguem o conteúdo para o s demais trabalhadores da casa. - Utilização da palestra (inicio e/ou fim) para divulgação das atividades.
- Divulgar com antecedência a agenda / introdução dos assuntos para a
reunião de diretoria para que a mesma se tornem mais produtiva. - Divulgação das atividade da casa em quadro externo para aqueles que
visitem a casa em horário que não haja atividades. - Necessidade de pelo menos haver um mural na casa para divulgar as
atividades da casa e do movimento em geral. - Utilização da tribuna para divulgar as já referidas atividades.
- Acontece inúmeras falhas na divulgação dos eventos da casa, do conselho,
da FEC, falta agilidade nas correspondências. - O aspecto financeiro dificulta o andamento das atividades neste setor..
- Acontece o fato de haver muitos informativos mas com pobreza de conteúdo.
- Sugere-se à FEC que reative o informativo e distribua para todo o estado.
- Sugere-se que os conselhos mantenham um boletim informativo.
- Sugere-se à FEC que ocupe = participe mais dos espaços nos meios de
comunicação de massa, seja na imprensa escrita, televisionada, radiofônica. - Investir no esclarecimento da comunidade.
- A federação Espírita deverá fazer um seleção das pessoas que se vinculam
aos meios de comunicação para divulgar a mensagem Espírita. - Visual – TV – rádio – internet – periódicos
- Dificuldade : falta de informação e capacitação humana, recursos
financeiros. - Solução: debate e sensibilização do movimento Espírita. Divulgação dos
objetivos da doutrina para conscientização da sociedade. - Dificuldade a nível casa espírita, a dificuldade está na novidade do
departamento, e sobre o que comunicação social espírita e qual seu papel. - Dificuldade: questão ética Espírita.
- Solução: respeito ao bom senso doutrinário e sua fidelidade.
- Dificuldade: falta de divulgação da doutrina junto aos meios de
comunicação - Solução: criatividade, boa vontade, campanhas de recursos para ajudar a
federação na divulgação da doutrina. - Divulgação na casa, nos grupos de estudos, evangelização, dos nomes e
história dos principais vultos do espiritismo - Federação, CRE e casas devem divulgar, mais o espiritismo nos meios de
comunicação do Estado, região e locais. - Acompanhar também este material divulgado de forma que o nome da FEC, do
CRE, seja vinculado àquelas atividades doutrinariamente corretas - Correção prévia – ortográfica e doutrinária das publicações da FEC, para
evitarmos enganos de toda ordem, que antes passem pelo crivo da diretoria da
FEC e do CRE – no caso. - Critérios na indicação de pessoas que representem a entidade nestas
entrevistas públicas. - Da exposição pública : o preparo fundamental; evitar-se (expositores ) a
prolixidade exagerada que dificulta o entendimento da mensagem espírita. - Preparar um grupo que oriente as casas ( um manual ou curso )neste sentido
de relacionamento com os meios de comunicação. - Comunicação interna na casa :estimular que afixem os horários, atividades
das casas, as equipes que recepcionem os visitantes, uso do mural. - Não se demore (FEC) muito para responder as correspondências, se possível
já com uma solução do caso - FEC: conseguir patrocínios para expandir o programa de tv (com os CRE) no
estado todo, divulgando também, os trabalhos de todas as casas. - Divulgação através de adesivos para carros.
- Que a FEC distribua mensagens e marcadores de livros para freqüentadores.
- Jornadas espíritas: semana espírita, cursos de comunicação social,
- Divulgação de material com técnicas para a comunicação social.
- Divulgação através da página da FEC pela internet sobre as CE.
- Distribuição de jornais sobre a doutrina.
- Apoio à formação de um Grupo Estadual de Arte Espírita (teatro, coro,
banda, poesia, peças para teatro)com seleção e apresentações às diversas casas
espíritas, podendo ser cobrados ingressos e revertidos para as casas mais
carentes - Dificuldades : desconhecimento dos meios de comunicação disponíveis;
dificuldades de recursos financeiros e humanos. - Para casa espírita: A criação do departamento de comunicação social e
espírita para operar também em sintonia e colaboração com a FEC. - Para conselho regional (CRE): – divulgar os eventos e as atividades das
casas espíritas na região – (agenciamento) ; divulgação doutrinária(mensagens
espíritas ; usar um único informativo na região, buscando a integração de
todas as casas - Para FEC – dinamização do “Federativo” motivando a participação das casas
espíritas de todas as regiões - FEC: Estudar a possibilidade da comunicação espírita trabalhar junto com o
departamento doutrinário e evitar erros doutrinários - Campanha para divulgação permanente com o tema “o que o Espiritismo”
- Viabilização de materiais de divulgação.
- Patrocinar a vinda de conferencistas de renome, visando abranger o maior
número de CRE da região - Casa Espírita. Somente deve-se criar um departamento de comunicação social
espírita na Casa a partir da existência de sua necessidade - Caso este departamento seja criado, deverá o mesmo interagir com o
departamento doutrinário - CRE/FEC – as comunicações expedidas sobre o eventos em geral deverão ser
encaminhadas às casas espíritas em tempo hábil. - Deverão promover eventos, visando preparar pessoas para desenvolverem um
comunicação social espírita de qualidade - Promover cursos na área da comunicação social espírita. Produção de
out-doors e cartazes para as campanhas definidas. Impressão de mensagens
volantes patrocinadas pela FEC e cartazes para a Feira do Livro Espírita. - Que o programa “Espiritismo Uma Nova Era Para a Humanidade” fosse
ampliado, passando a atingir todo o Estado. - Introduzir na programação televisiva um espaço para a divulgação do ESDE,
com a participação de palestrantes com conhecimento doutrinário. Programa este
com uma parte expositiva e uma segunda parte aberta ao público, para perguntas
e respostas. - A FEC deve apoiar e buscar espaço para viabilizar o canal espírita 24
horas, que funcionará a nível nacional. - A FEC deve se posicionar diante de pronunciamentos e divulgações relativas
a doutrina, de forma que os fundamentos da mesma sejam preservados. - A FEC deve fornecer dados para que os Centros Espíritas possam divulgar a
forma como o Movimento Espírita está organizado, visando uma maior divulgação
da doutrina e participação dos freqüentadores da Casa. - Chamadas na TV – Propagandas de conhecimento da Doutrina Espírita.
Horários mais ou menos nobre na TV “ Espiritismo Educação do Sentimento”. - Adesivos para carro “Espiritismo Uma Nova Era Para Humanidade”.
- Sugestão: Cartaz que contém as obras básicas as quais servem como escada
para o Espírito. - Colocação de out-doors em pontos estratégicos das cidades.
- Sugerir às Casas que coloquem na placa