
Ao decidir assumir o compromisso de colaborar com uma Organização de forma voluntária, tenha em mente que estará assumindo uma série de Responsabilidades, não só com a Organização em si, mas com toda a comunidade à que ela atende. Confira os principais Direitos e Responsabilidades do voluntário, segundo o Instituto Voluntário em Ação (2010):
Direitos | Responsabilidades |
- Desempenhar uma tarefa que o valorize e que seja um desafio para ampliar habilidades ou desenvolver outras.
- Receber apoio no trabalho que desempenha (capacitação, supervisão e avaliação técnica).
- Ter a possibilidade da integração como voluntário no grupo/organização onde presta serviço.
- Ter as mesmas informações que o pessoal remunerado e descrição clara de tarefas e responsabilidades.
- Contar com os recursos indispensáveis para o trabalho voluntário.
- Respeito aos termos acordados quanto à sua dedicação, tempo doado, etc. e não ser desrespeitado na disponibilidade assumida.
- Receber reconhecimento e estímulo.
- Ter oportunidade para melhor aproveitamento de suas capacidades recebendo tarefas e responsabilidades de acordo com os seus conhecimentos, experiência e interesse.
- Ambiente de trabalho favorável por parte do pessoal remunerado da instituição.
| - Conhecer a organização e/ou a comunidade onde presta serviços (a fim de trabalhar levando em conta essa realidade social) e as tarefas que lhe forem atribuídas.
- Escolher cuidadosamente a área onde deseja atuar conforme seus interesses, objetivos e habilidades pessoais, garantindo um trabalho eficiente.
- Capacitar-se e aperfeiçoar-se pois sempre temos coisas para aprender
- Ser responsável no cumprimento dos compromissos assumidos livremente como voluntário.
- Só se comprometer com o que de fato puder fazer.
- Respeitar valores e crenças das pessoas com as quais trabalha.
- Trabalhar de forma integrada e coordenada com a organização onde presta serviço e aproveitar as capacitações oferecidas, através de uma atitude aberta e flexível.
- Manter os assuntos confidenciais em absoluto sigilo.
- Acolher de forma receptiva a coordenação e a supervisão de seu trabalho.
- Usar de bom senso para resolver imprevistos, além de informar os responsáveis.
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