Tamanho
do Texto

Exemplo de Cidadania Empática

Atualmente, estamos presenciando, no campo político deste nosso conceituado país das maravilhas, uma enxurrada de trocas de acusações e agressões morais de toda ordem, pelo que fico, como de costume, a questionar com os meus botões sobre o posicionamento empático que devemos ter diante desses acontecimentos.  

Muitas das vezes, nós outros, em nossa condição cidadã, ficamos perdidos em contradições com os ensinamentos evangélicos recebidos, atirando pedras morais traduzidas em acusações, numa perfeita falta de empatia para com os semelhantes.

Logo, torna-se público e notório que precisamos trabalhar em nós a consciência de cidadãos empáticos.

Afinal, o que é ser empático, ou melhor, o que é e como exercer a cidadania empática?

Já sabemos e faz bem recordarmos que a empatia é uma habilidade (uma virtude) que conquistamos ao longo do tempo, através da qual nos colocamos no lugar do outro, percebendo as dificuldades do outro, e, de forma neutra, não partidária, damos a nossa contribuição para que o outro saia da situação de miséria moral e/ou material em que se encontra e perceba o horizonte de trabalho e de sucessos à sua frente, levando-o à busca da conquista da felicidade.

Agora, o grande desafio é como exercer a cidadania empática em tempos de rumores e de tantas perturbações.

A nossa única saída está na questão 625 de O Livro dos Espíritos, quando o Espírito da Verdade responde ao codificador Allan Kardec que “o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido à humanidade para lhe servir de guia e modelo é JESUS”.

Jesus é o nosso guia e modelo de perfeição moral e espiritual; sendo, portanto, o exemplo de exercício de cidadania empática a ser seguido.

 

Autor: Yé Gonçalves

Contato: yegoncalves@gmail.com

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior