Tamanho
do Texto

Fascinação por Novidades

999

 Amilcar Del Chiaro

    Temos recebido muitas perguntas a respeito de certos movimentos liderados por espíritos e/ou espíritas que permeiam o nosso movimento. Alguns, citando Kardec freqüentemente, e outros nem mesmo se referindo ao codificador. Não vamos citar nomes por respeito a esses líderes e espíritos, que tem o direito de pensar como desejarem, mesmo que não concordemos com eles, porque a nossa posição é Kardequiana. Lógico que a Doutrina Espírita não pode permanecer estática. Ela é dinâmica, mas não se seduz com novidades. Há os que elaboram teorias fascinantes e querem introduzi-la no corpo da Doutrina Espírita, quando, somente aquilo que tenha consenso universal pode ser aceito como integrante do Espiritismo. Isto quer dizer, vários médiuns, em várias partes do mundo, recebam comunicações com o mesmo teor, sem que um saiba o que se passa com os outros. Não importa que esses médiuns publiquem muitos livros e venda aos milhares, e que faça publicidade desses livros em veículos de comunicação confiáveis. Não importa que Instituições sejam criadas com o nome deles ou que até existam fundações para preservar suas doutrinas. É preciso que passem pelo crivo da Doutrina Espírita. Muitas vezes esses espíritos citam muito Allan Kardec e tem muita coisa boa misturada com coisas fantasiosas ou de outros pensamentos filosófico-religiosos. Com isto não estamos querendo dizer que o Espiritismo é o único caminho. Entretanto é um caminho seguro, onde prevalece o bom senso. Não somos uma crença, mas uma doutrina que exige conhecimento. Há, também, encarnados que apresentam novidades doutrinárias que vai muito além de teorias de passes, desobsessão, origem da vida, civilizações super avançadas ou ação dos extraterrestres aqui no globo. Eles têm o direito de pensar e expor seus pensamentos, até de fazer prosélitos para as suas ideias, mas cabe a cada espírita com um mínimo de conhecimentos, avaliar o valor dessas ideias.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior