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Funções Sociais do Rádio

Funções Sociais do Rádio

Estas três ênfases da Rádio são, grosso modo, compartilhadas tanto por
Gestores/Agentes/Fontes da comunicação quanto pelos Destinatários/Receptores do
processo radiofônico. No caso das emissoras comerciais, porém, precisa-se
salientar que, embora sejam as emissoras concessões estatais-governamentais, o
objetivo principal dos proprietários é obter LUCRO, através da comercialização
da programação.

As rádios livres, comunitárias, religiosas e/ou universitárias possuem –
basicamente – as mesmas funções. No entanto, podem desenvolver e empreender uma
ÊNFASE diferenciada:

EXPERIMENTAÇÃO e PRODUÇÃO MODELO novo (alternativo ao hegemônico).

As Funções sociais podem ser encontradas/contatadas/ouvidas no
desenvolvimento da PROGRAMAÇÃO da emissora.

1) INFORMAÇÃO:

  1. factual/notícia,
  2. política,
  3. econômica,
  4. esportiva etc.

2) ENTRETENIMENTO:

  1. musical,
  2. humorístico,
  3. lúdico (jogos, crônicas) etc.

3) FORMAÇÃO OPINIÃO:

  1. analítica,
  2. editorializadas,
  3. comentada etc.

Além de possuir espaços específicos, ocupados por comentaristas/analistas e
enunciados nos editoriais, a própria orientação/direção de toda a programação
colabora e determina a formação de opinião do ouvinte.

DUAS GRANDES TENDÊNCIAS:

  1. As grandes emissoras (basicamente AM) buscam apresentar e
    desenvolver os itens 1, 2 e 3 em suas programações diárias. UNIVERSALIZAÇÃO.
  2. As médias e pequenas emissoras (AM/FM) buscam a especificação e
    desenvolvimento de uma das características somente, sendo o exemplo maior
    disto aquelas programações basicamente musicais. SEGMENTAÇÃO.

A especificação da programação, também, pode ser ainda mais exata no tipo de
público-alvo a ser atingido. Isto é, optar pela ênfase em 1)d –por exemplo–
programação Informativa Esportiva. Ou, ainda, como exemplo, por 2)a — optando
pela programação de Entretenimento Musical com escolha de um tipo/ritmo/estilo
de música (rock, sertaneja, gaúcha).

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