Funções Sociais do Rádio
Estas três ênfases da Rádio são, grosso modo, compartilhadas tanto por
Gestores/Agentes/Fontes da comunicação quanto pelos Destinatários/Receptores do
processo radiofônico. No caso das emissoras comerciais, porém, precisa-se
salientar que, embora sejam as emissoras concessões estatais-governamentais, o
objetivo principal dos proprietários é obter LUCRO, através da comercialização
da programação.
As rádios livres, comunitárias, religiosas e/ou universitárias possuem –
basicamente – as mesmas funções. No entanto, podem desenvolver e empreender uma
ÊNFASE diferenciada:
EXPERIMENTAÇÃO e PRODUÇÃO MODELO novo (alternativo ao hegemônico).
As Funções sociais podem ser encontradas/contatadas/ouvidas no
desenvolvimento da PROGRAMAÇÃO da emissora.
1) INFORMAÇÃO:
- factual/notícia,
- política,
- econômica,
- esportiva etc.
2) ENTRETENIMENTO:
- musical,
- humorístico,
- lúdico (jogos, crônicas) etc.
3) FORMAÇÃO OPINIÃO:
- analítica,
- editorializadas,
- comentada etc.
Além de possuir espaços específicos, ocupados por comentaristas/analistas e
enunciados nos editoriais, a própria orientação/direção de toda a programação
colabora e determina a formação de opinião do ouvinte.
DUAS GRANDES TENDÊNCIAS:
- As grandes emissoras (basicamente AM) buscam apresentar e
desenvolver os itens 1, 2 e 3 em suas programações diárias. UNIVERSALIZAÇÃO. - As médias e pequenas emissoras (AM/FM) buscam a especificação e
desenvolvimento de uma das características somente, sendo o exemplo maior
disto aquelas programações basicamente musicais. SEGMENTAÇÃO.
A especificação da programação, também, pode ser ainda mais exata no tipo de
público-alvo a ser atingido. Isto é, optar pela ênfase em 1)d –por exemplo–
programação Informativa Esportiva. Ou, ainda, como exemplo, por 2)a — optando
pela programação de Entretenimento Musical com escolha de um tipo/ritmo/estilo
de música (rock, sertaneja, gaúcha).