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Gênese e Espiritismo

A inquietação do homem leva-o a perquirir sobre a origem da vida e do
universo. A Bíblia e a Ciência fornecem-nos algumas explicações. Nosso propósito
e analisá-las sob a ótica da Doutrina dos Espíritos.

Segundo a Bíblia, no princípio dos tempos Deus criou, simultaneamente,
todas as plantas e animais superiores, a partir da matéria inerte. Deus, do pó
da terra, forma o primeiro homem – Adão -, sopra-lhe as narinas e lhe dá vida.
Retira-lhe uma de suas costelas e cria a Eva. Esta é tentada pela serpente e
come, juntamente, com Adão o fruto proibido – a maçã. Literalmente considerada
esta noção é mitológica e antropomórfica. Dá-se a impressão que Deus é um
ceramista que manuseia os seres criados por Ele.

Segundo a Ciência, a vida é o resultado de uma complexa evolução que
durou uma centena de milhões de anos. Sua origem nos é infensa. Contudo,
estabelece algumas hipóteses sobre o começo. Dentre as hipóteses aventadas, a
mais aceite pelos cientistas é a de que a vida se originou a partir da formação
do protoplasma, matéria elementar das células vivas. O protoplasma evolui para
as bactérias, vírus, amebas, algas, plantas, animais até chegar à formação do
homem.

Segundo o Espiritismo, a vida, também, é o resultado desta complexa
evolução comprovada pela Ciência. Allan Kardec em A Gênese, André Luiz em
Evolução em Dois Mundos e Emmanuel em A Caminho da Luz atestam
para a formação da camada gelatinosa, depois das altas temperaturas e
resfriamento pelo qual passou o nosso planeta, na época de sua constituição, há
cinco bilhões de anos. Há o aparecimento do protoplasma e toda a cadeia
evolutiva. A diferença entre Ciência e Espiritismo é que o segundo faz intervir
a ação dos Espíritos no processo de evolução.

Os Espíritos, para o Espiritismo, foram criados simples e ignorantes com a
determinação de se tornarem perfeitos. Para isso necessitam do contato com a
matéria. André Luiz em Evolução em Dois Mundos cita que o princípio
inteligente estagiando na ameba adquire os primeiros automatismos do tato;
nos animais aquáticos, o olfato; nas plantas, o gosto; nos
animais, a linguagem. Hoje somos o resultado de todos os automatismos
adquiridos nos vários reinos da natureza. Assim, no reino mineral adquirimos a
atração; no reino vegetal, a sensação; no reino animal, o
instinto
; no reino hominal, o livre-arbítrio, o pensamento
contínuo
e a razão.

Allan Kardec, no capítulo XII de A Gênese, esclarece-nos com precisão
a linguagem figurada da Bíblia. Adão e Eva não seria o primeiro e único casal,
mas a personificação de uma raça, denominada adâmica; a serpente é o desejo da
mulher de conhecer as coisas ocultas, suscitado pelo espírito de adivinhação; a
maçã consubstancia os desejos materiais da humanidade.

A busca do conhecimento nas obras básicas e complementares da Doutrina
Espírita auxilia o nosso pensamento na descoberta da verdade. Empenhemo-nos,
pois, neste estudo comparativo, se quisermos ter uma visão mais ampla e profunda
do Espiritismo.

Fonte de Consulta

  • XAVIER, F. C. e VIEIRA, W. Evolução em Dois Mundos, pelo Espírito
    André Luiz, 4. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1977.
  • KARDEC, A. A Gênese – Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo.
    17. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1976.