18 de abril é uma data especial no calendário, pois celebra o lançamento da primeira obra da Doutrina Espírita: O Livro dos Espíritos, publicada em abril de 1857. A partir dessa data o mundo ganharia um grande presente, o primeiro de uma série de cinco livros editados pelo educador francês Allan Kardec. Obras que abririam os horizontes da humanidade sob à luz do conhecimento a respeito dos ensinamentos morais do Cristo, das esperanças e consolações em relação ao futuro do homem e da vida após a morte.
Em 18 de abril também é comemorado popularmente no Brasil o dia do amigo, uma data proposta para celebrar o sentimento de amizade entre as pessoas, esse bem tão precioso, que traz brilho e luz a vida.
E falando sobre o tema amizade, lembramos o quanto esse grande amigo Allan Kardec sob a inspiração dos espíritos de grande hierarquia espiritual chamada de “Espírito Verdade”, foi importante para traçar um novo caminho a ser percorrido por todos nós rumo à evolução, e consequentemente à felicidade que todos almejam alcançar.
Em homenagem a esse dia tão especial que será comemorado na próxima semana, dedicamos a todos os amigos da Mundo Maior Editora um poema do autor Mário Frigéri, extraído do livro: 100 Poemas que Amei.
O Livro dos Espíritos
“Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo.”
O Espírito Verdade
Assembleia no espaço. Alta falange,
À excelsa voz de O Espírito Verdade,
Traça novo roteiro à Humanidade,
Que, em volutas de dor, o mal constrange.
Das brotas virginais do Cristianismo,
Em jorros de cristal, aura divina
Empolga aquela plêiade peregrina
E inspira-lhe com amor: Espiritismo.
Comportas rompem-se… A luz espadana
Num dilúvio lustral, que a alma redime,
E, em cataratas, desce à mente humana.
Deus doa à Terra uma Nova Harmonia,
Centrada num complexo amplo e sublime
De Ciência, Religião, Filosofia.