Tamanho
do Texto

Homenagem A Um Guerreiro

amazonas-hercules-300x300

Amilcar Del Chiaro

    O que faço agora é um preito de saudade. Amazonas Hércules desencarnou. Talvez muitos possam perguntar: Quem é Amazonas Hércules? Respondo com prazer: um gigante. Sim! Um gigante que marcou o chão por onde passou com a poeira de estrelas que caíram de seus pés. Amazonas Hércules foi e é tão grande quanto Jésus Gonçalves. Hanseniano, poeta e espírita como Jésus. Com certeza é um dos últimos ou talvez o último gigante a tombar.  Amazonas Hércules valia cada letra do seu nome. Foi a alma e o coração do Centro Espírita Filhos de Deus em Curupaiti, um hospital para hansenianos do Rio de Janeiro. Amazonas e seus companheiros realizaram e, certamente, seus amigos continuarão realizando um extraordinário trabalho assistencial à famílias pobres no em torno do Sanatório. Quando Amazonas Hercules completou 90 anos, escrevi um texto homenageando-o, e pedi a um amigo que mora em Nova Iguaçu, o Marcelo Lopes de Oliveira, para visitá-lo e ler para ele o nosso texto. Peço licença aos companheiros para transcrevê-lo como a homenagem dessa coluna da Fundação Espírita André Luiz ao gigante de Curupaiti. CANÇÃO PARA UMA SÓ VOZ Era madrugada. O luar invadiu o meu quarto bordando um rendilhado de prata ao atravessar a ramagem de uma arvore em meu quintal. Ouvi um relincho de cavalo, era Pégassus que vinha buscar-me para um passeio no céu. Montei o cavalo alado, e como Zorro montado seu Ginete branco, partimos em disparada vencendo as nuvens que ocultavam algumas estrelas.  Segredei algo nas orelhas do cavalo e ele partiu em velocidade supersônica, vencendo o tempo e adentrando o passado. Assisti ao nascimento de uma criança, que recebeu o nome de Amazonas Hércules. Vi mais do que isto. Vi uma estrela de primeira grandeza diminuir o seu tamanho até ficar como um grão de mostarda e internar-se no útero de uma mulher, para nascer como criança neste mundo de provas e expiações.  Vi essa criança crescer e sofrer. Acompanhei-o adulto, carregando uma enorme cruz onde, todos os dias, os cravos longos das dores superlativas o crucificavam como um Cristo dos Sertões, sem que os seus olhos chorassem ou sua boca blasfemasse. Pude vê-lo subindo o seu Gólgota arrastando a sua enorme cruz, Mas vi, também, as cordas mais íntimas de seu coração, transformarem-se em uma “cítara” e executar canções de amor, enquanto seus lábios declamavam lindos versos que brotavam do seu peito incendiado de fraternidade.

    Não demorou muito e a lepra solapou as suas forças físicas. Vieram as mutilações. Os olhos ficaram embaçados. Parte de uma perna foi entregue à natureza que a exigiu antecipadamente. Seria o fim? Não! O corpo macerado transformou-se numa ostra, cujas lágrimas foram produzindo camadas de nácar e transformando-se numa pérola, que só uma moeda pode adquirir, o amor!  Querido Amazonas, hercúleo amigo, os meus versos imperfeitos Gritam dentro do meu peito Meu coração, também dorido, está contigo Salve amigo e companheiro Discípulo do Mestre Jesus Raboni feito de luz Que nos deixou um belo roteiro.No caminho do teu calvário O chão ficou todo marcado do pó de estrelas, caídos Dos teus pés iluminados.

   No instante em que nasce o arrebol Mirando a tua grandeza Vi com toda a certeza Fostes feito da luz do sol  Com carinho do teu discípulo

Amílcar Del Chiaro Filho

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior