Tamanho
do Texto

Richard Simonetti, 80 anos…

1Meu contato com o Espiritismo deu-se há aproximadamente 20 anos, e antes mesmo de ler O Livro dos Espíritos fui presenteado por um amigo com a obra “Espiritismo, uma nova era”, de Richard Simonetti. Foi amor a primeira leitura. Passei a buscar livros do autor e, estimulado pela sua forma simples, porém profunda de escrever, procurei Allan Kardec e suas obras.

Duas décadas depois e com quase todos os livros de Richard lidos e estudados, encontro-me aqui a escrever este texto para agradecê-lo, além de prestar-lhe uma singela homenagem em seus 80 anos que se completarão no próximo 10 de outubro.

De personalidade reservada, certamente o professor desaprovará a iniciativa deste abusado aluno, contudo, por sentimento de pura gratidão sou impelido a prosseguir com este texto.

Apresentá-lo ao público espírita é tarefa desnecessária, todos sabem de sua capacidade, suas realizações, publicações, viagens e palestras em nome do Espiritismo.

Mais de dois milhões de exemplares vendidos, mais de 50 livros publicados e, também, títulos traduzidos para diversos idiomas. Tudo isso apenas reflete a notável figura humana deste escritor de estilo simples, profundo e objetivo.

Um cicerone do Espiritismo!

Posso afirmar que o escritor bauruense não necessita de bajulação, mas o que narro aqui é tão somente uma constatação de seu empenho em prol da divulgação do Espiritismo.

Pude acompanhar por algumas vezes o esforço de Richard em manter seus compromissos doutrinários, mesmo com algumas enfermidades agulhando seu corpo físico. Espíritos conscientes de seu papel no mundo, não obstante as dores, permanecem firmes no propósito de servir ao Cristo. E assim fez e prossegue fazendo nosso amigo de Bauru.

E por falar em Bauru, não me recordo bem o ano, mas por iniciativa do então vereador José Humberto Santana, Richard Simonetti recebeu a medalha Custos Vigilat, que a Câmara Municipal de Bauru concede àqueles que estão como “Sentinelas alertas”.

E Richard esteve nesta existência alerta as dificuldades e dores do ser humano, por isso dedica-se há décadas ao Centro Espírita Amor e Caridade, gigantesca entidade de Bauru que presta relevantes trabalhos à sociedade daquela região.

Quando residia na cidade de Bauru e rumava a outros locais a fim de proferir palestras espíritas, as pessoas indagavam: De onde vens? Venho de Bauru, eu respondia, e elas arrematavam: Ah, Bauru, terra de Richard Simonetti…

Exatamente, Bauru terra de Richard Simonetti…

Em outubro, mais precisamente no dia 10, as estrelas que cintilam por aquelas bandas estarão felizes, pois um filho seu completa 80 anos de vida… vida bem vivida, dedicada ao próximo, ao consolo dos aflitos e ao esclarecimento dos homens…

Outubro de Kardec o é também de Richard, um de seus maiores propagadores.

Serenidade ao amigo de Bauru, que sua trajetória prossiga em ascensão rumo ao Criador é o que não apenas eu, mas certamente toda cidade de Bauru assim deseja a quem muito a divulgou…

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior