Tamanho
do Texto

Saber estudar

            Saber estudar

Uma boa leitura exige os seguintes momentos:

  1. Preparação para a leitura:
  1. de um livro:

Para isso, deves:

  • observar a capa e a contra-capa, ler as badanas e o prefácio, ver o
    índice e as primeiras páginas, para poderes ajuizar do seu interesse.
  1. de um texto.

Para isso, deves:

  • analisar o título do texto, verificar o nome do autor e o título da
    obra donde foi extraído, de forma a tentares adivinhar o seu conteúdo.
  1. Identificação de elementos fundamentais, através de uma leitura rápida.

Para isso, deves:

  • ler o texto rapidamente, atentando nas palavras que te pareçam mais
    importantes, de forma a destacares as ideias fundamentais.
  1. Análise do texto.

Para isso, deves:

  • reler o texto e procurar no dicionário o significado das palavras
    dsconhecidas;
  • seleccionar as palavras-chave e as expressões contendo as ideias
    principais;
  • identificar, nas passagens mais difíceis, o verbo, o sujeito e os
    complementos;
  • escrever por palavras tuas, na margem, as ideias mais importantes;
  • fazer um esquema / resumo dessas ideias.

Topo


Como consultar um dicionário

Conhecer a organização do dicionário, ou seja, cada uma das partes em que
está estruturado.

Ler cuidadosamente a lista das abreviaturas.

Procurar a palavra pretendida, tendo em atenção os seguintes aspectos:

  • os substantivos e os adjectivos encontram-se no masculino e no singular;
  • os verbos encontram-se no modo infinitivo.

Seleccionar o significado que melhor se adequa ao contexto em que a palavra
está inserida.

Topo


Como consultar uma gramática

Ler o índice.

Destacar as partes que a constituem.

Descobrir em que consiste cada uma dessas partes.

Localizar a informação pretendida, após a consulta do índice.

Estudar o conteúdo pretendido.

Topo


Como elaborar um trabalho

  1. Definir o tema e os objectivos ou seguir a proposta
    do professor.
  2. Recolher informações (em livros, enciclopédias,
    dicionários, na comunicação social, na internet…).
  3. Organizar o plano, após teres feito a selecção das
    informações. O plano pode obedecer à seguinte estrutura:
  1. Introdução: apresentação da(s) ideia(s) a
    desenvolver.
  2. Desenvolvimento: tópicos e subtópicos que
    fundamentam a ideia apresentada anteriormente.
  3. Conclusão: resumo e apreciação crítica, quando
    necessário.
  1. Estruturar o trabalho:
  • Capa (nome da escola, disciplina, título do
    trabalho, nome do autor, ano, número, turma e data).
  • Índice (indicação das partes que constituem
    o trabalho e respectivas páginas).
  • Introdução (indicação do tema do trabalho,
    justificação da opção feita e breve apresentação dos tópicos a abordar).
  • Desenvolvimento (tratamento do tema e
    fundamentação de opiniões).
  • Conclusão (resumo das ideias apresentadas
    ao longo do trabalho).
  • Bibliografia (indicação das obras
    consultadas).

Topo


Volta para o índice