Saber estudar
Uma boa leitura exige os seguintes momentos:
- Preparação para a leitura:
- de um livro:
Para isso, deves:
- observar a capa e a contra-capa, ler as badanas e o prefácio, ver o
índice e as primeiras páginas, para poderes ajuizar do seu interesse.
- de um texto.
Para isso, deves:
- analisar o título do texto, verificar o nome do autor e o título da
obra donde foi extraído, de forma a tentares adivinhar o seu conteúdo.
- Identificação de elementos fundamentais, através de uma leitura rápida.
Para isso, deves:
- ler o texto rapidamente, atentando nas palavras que te pareçam mais
importantes, de forma a destacares as ideias fundamentais.
- Análise do texto.
Para isso, deves:
- reler o texto e procurar no dicionário o significado das palavras
dsconhecidas;- seleccionar as palavras-chave e as expressões contendo as ideias
principais;- identificar, nas passagens mais difíceis, o verbo, o sujeito e os
complementos;- escrever por palavras tuas, na margem, as ideias mais importantes;
- fazer um esquema / resumo dessas ideias.
Como consultar um dicionário
Conhecer a organização do dicionário, ou seja, cada uma das partes em que
está estruturado.
Ler cuidadosamente a lista das abreviaturas.
Procurar a palavra pretendida, tendo em atenção os seguintes aspectos:
- os substantivos e os adjectivos encontram-se no masculino e no singular;
- os verbos encontram-se no modo infinitivo.
Seleccionar o significado que melhor se adequa ao contexto em que a palavra
está inserida.
Ler o índice.
Destacar as partes que a constituem.
Descobrir em que consiste cada uma dessas partes.
Localizar a informação pretendida, após a consulta do índice.
Estudar o conteúdo pretendido.
Como elaborar um trabalho
- Definir o tema e os objectivos ou seguir a proposta
do professor. - Recolher informações (em livros, enciclopédias,
dicionários, na comunicação social, na internet…). - Organizar o plano, após teres feito a selecção das
informações. O plano pode obedecer à seguinte estrutura:
- Introdução: apresentação da(s) ideia(s) a
desenvolver.- Desenvolvimento: tópicos e subtópicos que
fundamentam a ideia apresentada anteriormente.- Conclusão: resumo e apreciação crítica, quando
necessário.
- Estruturar o trabalho:
- Capa (nome da escola, disciplina, título do
trabalho, nome do autor, ano, número, turma e data).- Índice (indicação das partes que constituem
o trabalho e respectivas páginas).- Introdução (indicação do tema do trabalho,
justificação da opção feita e breve apresentação dos tópicos a abordar).- Desenvolvimento (tratamento do tema e
fundamentação de opiniões).- Conclusão (resumo das ideias apresentadas
ao longo do trabalho).- Bibliografia (indicação das obras
consultadas).