Tamanho
do Texto

Nem Céu, Nem Inferno – Documentos de registro da 16ª edição de OLE

Por meio da pesquisa apresentada em Nem Céu nem Inferno – As leis da alma segundo o Espiritismo, e baseada nos documentos oficiais de registro encontrados nos órgãos públicos franceses, foi possível identificar as últimas edições das principais obras espíritas publicadas por Allan Kardec em vida e constatar que não houve adulteração em outras obras da codificação além de O Céu e o Inferno e A Gênese.

Especificamente quanto a O Livro dos Espíritos, a última edição que possui registros com Kardec em vida é a 16ª edição. Vale registrar que Allan Kardec fez mudanças somente até a oitava edição. Depois disso, apenas foram feitas reimpressões, conforme pesquisa realizada pelo tradutor Emanuel Dutra.

Curiosamente, quanto à última edição, trata-se de dois pedidos de impressão (declarações de impressor n. 864, de 01/02/1869, e n. 1354, de 24/02/1869, documento F/18(II)/126, p. 194 e 304) e dois depósitos legais (depósitos legais n. 755, de 2/2/1869, e n. 1914, de 19/3/1869, documento F/18(III)/122, p. 119 e 309) com referência expressa ao número da edição e que foram anotados nos meses de fevereiro e março de 1869. Aparentemente, como no primeiro depósito constou que o formato do livro era in-12, o depósito teve que ser retificado para que constasse o formato in-18.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior