Tamanho
do Texto

Nem Céu, Nem Inferno – Carta de Kardec ao Sr. Malibran

No número da Revista Espírita de dezembro de 1864, Allan Kardec anuncia o novo periódico belga O Mundo Musical, Jornal popular e internacional de belas-artes e de literatura, publicado sob a direção dos senhores Malibran e Roselli.

A razão da divulgação estava no fato de se tratar de um periódico da imprensa independente que tratava do Espiritismo de maneira séria para manter seus leitores informados sobre essa doutrina que já ocupava um lugar entre os fatos da atualidade e se propagava bastante, malgrado os ataques do clero.

Na Revista de fevereiro de 1865, ele acrescenta que “As simpatias do jornal pelo Espiritismo o recomendam a todos os adeptos. Cada número contém um ótimo artigo sobre a doutrina. Embora sejamos alheios à sua direção, a administração da Revista encarrega-se, por pura gratidão, de receber assinaturas e subscrição de ações.

Dez dias após a grave doença que quase levou Rivail à morte em 31 de janeiro de 1865, ele escreve ao Sr. Malibran, editor do jornal, que lhe pedia apoio para que fossem inseridas convocações para aqueles que adquirissem ações da sociedade do jornal.

Em resposta, Kardec lhe informa sobre sua difícil condição de saúde que o impedia, de acordo com as ordens dos médicos e dos espíritos, de toda preocupação e todo trabalho assíduo. E acrescenta que, embora pudesse continuar a recomendar o jornal, não poderia imiscuir-se de modo nenhum no negócio, fazendo as convocações que ele pedia.