Tamanho
do Texto

Nem Céu, Nem Inferno – Fotos do exemplar da quarta edição de OCI na BnF

Este exemplar da quarta edição de O Céu e o Inferno, constante do acervo da Biblioteca Nacional da França (BnF), teve seu depósito legal realizado em 19 de julho de 1869, quase quatro meses após a morte do autor Allan Kardec, e contém significativas alterações realizadas no conteúdo sem sua autorização.

Nessa edição, foi removido o importante Prefácio em que  Kardec explica a forma criteriosa de construção da obra no contexto da codificação espírita através do método da universalidade e da concordância.

Foram também substituídos nesta adulteração os conceitos originais da teoria moral espírita, baseada na psicologia espiritualista e na moral da liberdade, por preceitos dogmáticos do fanatismo religioso, como as ideias de culpa e da queda para que os espíritos sofram o castigo divino.

Em se tratando de uma adulteração, que torna anulável o depósito legal, este exemplar deve ser conservado pela BnF apenas em razão de seu valor histórico, a fim de demonstrar para as gerações futuras o primeiro e mais grave desvio já sofrido pelo Espiritismo desde a desencarnação do codificador.