Tamanho
do Texto

Nem Céu, Nem Inferno – Manuscritos do programa de constituição do Espiritismo

Depois de divulgar a Constituição transitória na Revista Espírita de 1868, Allan Kardec preparava-se para colocar em prática a organização e o método do Espiritismo pela fase da direção coletiva, com o objetivo de perpetuar o estabelecimento e progresso da doutrina espírita, segundo a orientação dos espíritos superiores.

Estes manuscritos são a transcrição e a tradução de 27 fragmentos de rascunhos de Allan Kardec, que se encontravam em posse do proprietário da livraria Éditions Leymarie, e que foram digitalizados em 2019, primeiramente por Charles Kempf, depois por Lucas Sampaio, em sua pesquisa em Paris.

Eles trazem importantes planejamentos que Rivail esboçava para o programa da organização do Espiritismo. Este plano, quando concluído, serviria para constituir o Comitê Central, a Sociedade Espírita Central de Paris, a assembleia geral e diversas outras instituições ligadas a organização que Kardec propunha para o Espiritismo, detalhando a estrutura conforme ele já delineava desde 1861. Além de uma hierarquia invertida, que seria estabelecida por meio de uma assembleia de delegados das instituições espíritas comandando o comitê central, sendo que este trabalharia de forma colegiada, sem qualquer poder personalizado em indivíduos. O método da universalidade do ensino dos espíritos superiores garantiria o progresso da doutrina espírita. Entre outras inovações para organizar o movimento espírita.

Diversos trechos estão incompletos ou rasurados, sendo de difícil leitura. Para sua melhor interpretação, procuramos dispor os textos na ordem que pareceu mais lógica. Foram desconsiderados os textos rasurados por Kardec e cujo conteúdo não acrescentariam na compreensão da proposta. O texto transcrito, traduzido e analisado encontra-se da obra Nem Céu nem Inferno – As leis da alma segundo o Espiritismo, de Paulo Henrique de Figueiredo e Lucas Sampaio.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior