léon denis

Tamanho
do Texto

Léon Denis

O legado de Canuto Abreu, reunido por décadas, em diversas partes do mundo, em busca da verdadeira história do Espiritismo, é um patrimônio de grandeza inestimável. Em Paris, visitou e fez entrevistas com os leais pioneiros como Léon Denis, Flammarion, Gabriel Delanne, Henri Sausse, médiuns que participaram das reuniões da Sociedade parisiense de estudos espíritas, fundada por Allan Kardec.

Nesses encontros, examinou os livros das bibliotecas, anotou depoimentos, copiou trechos de cartas e comentários pessoais encontrados à beira das páginas. Existem centenas de cadernos cuidadosamente guardados em seu acervo, que agora está sendo preservado, higienizado, digitalizado, catalogado pelo CDOR (Centro de documentação e obras raras da FEAL) para disponibilização pública.

Na obra Autonomia, a história jamais contada do Espiritismo há um relato detalhado do encontro de Canuto com Denis, em 1921.

Canuto guardou com carinho tudo o que recolheu naqueles memoráveis encontros. Leon Denis o recebeu com toda a lucidez de seus setenta e cinco anos. Canuto, ainda jovem, aos vinte e nove anos, vivenciou aquele momento ciente de tratar-se de uma oportunidade única, especial. Denis conviveu com Kardec, apesar de trabalhar bastante, viajando de cidade em cidade, encontrava tempo e disposição para eletrizar as plateias como palestras empolgantes sobre o Espiritismo. Lutou ao lado de Delanne, Sausse, Berthe Froppo e a esposa de Kardec, Amélie Boudet, para defender a proposta espírita dos ataques de Leymarie e Guérin, que desviaram o movimento espírita para atender aos devaneios de Roustaing, o advogado que se considerava um missionário destinado a substituir Kardec na definição da moral espírita.

Canuto, nesse encontro, teve a felicidade de receber um presente. Leon Denis, levantou-se da poltrona, apanhou um registro fotográfico com sua imagem mais jovem, e anotou: “ao amigo Canuto Abreu”. Certamente esse momento foi de grande emoção, vivenciado por dois grandes defensores do ideal espírita em toda a sua verdadeira acepção.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior