Tamanho
do Texto

Nem Céu, Nem Inferno – Carta de Kardec para Percheron

Em setembro de 1865, foi revelada uma tentativa frustrada de golpe contra o Espiritismo, praticada por espíritas bastante próximos do codificador, como os senhores d’Ambel e Canu, com a participação do advogado André Pezzani, amigo de Roustaing. Unidos, eles utilizaram o jornal L’Avenir – moniteur du spiritisme para divulgar ideias dogmáticas, enfraquecer o Espiritismo e criar uma dissidência.

Em 6 de janeiro de 1866, Allan Kardec escreve ao médium Percheron, de Sens, na Borgonha, comentando sobre alguns espíritas que não entendem bem o objetivo e o alcance da doutrina, sendo espíritas só de nome, além de uma classe de adversários que, por meio de deserções reais ou simuladas, proveniente de “um plano combinado de longa data e dirigido por mãos ocultas”, “esperam lançar desordem nas fileiras dos seguidores”.

Kardec precisava “vigiar todas essas manobras e frustrá-las com prudência”, o que era para ele um “aumento de cansaço”, embora ele não se inquietasse, por conhecer o resultado e saber que tudo o que acontecia lhe havia sido anunciado.

Poucos meses depois, seria lançada a obra Os quatro Evangelhos, de Jean-Baptiste Roustaing, trazendo as mesmas ideias dogmáticas de queda e da reencarnação como castigo divino.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior