Tamanho
do Texto

Nem Céu, Nem Inferno – Documentos de registro da primeira edição de OCI

Na Revista Espírita de setembro de 1865, Allan Kardec anuncia o lançamento da primeira edição de O Céu e o Inferno, ou a justiça divina segundo o Espiritismo.

A primeira parte da obra é de natureza teórica e traz a descrição e a análise crítica acerca dos principais dogmas da religião católica sobre a justiça divina, com a posterior apresentação da teoria espírita sobre as leis da alma, deduzidas das observações feitas sobre os fatos.

A segunda parte, de natureza experimental, traz exemplos das numerosas comunicações de espíritos nas mais diversas condições psicológicas, determinadas pelo seu estado intelecto-moral, e que serviram, dentre muitas outras, para o estabelecimento e a confirmação da teoria.

A declaração de impressor e o depósito legal da primeira edição de O Céu e o Inferno, de Allan Kardec, foram registrados, respectivamente, nos meses de maio e agosto de 1865.

Tendo sido requerida autorização para uma única tiragem (três mil exemplares) que permitiria três edições idênticas, conforme costume da época, a segunda e a terceira edições de O Céu e o Inferno necessariamente tiveram o mesmo conteúdo.

A declaração de impressor n. 5.482 foi registrada em 29/5/1865 e o depósito legal n. 6573, foi registrado em 21/8/1865, conforme documentos documento F/18(II)/109, p. 201, e F/18(III)/108, p. 317, dos Arquivos Nacionais da França.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior