confúcio

Tamanho
do Texto

Regulamento Confúcio

O advogado Angeli Torteroli, ao tornar-se espírita, passou a participar das atividades da Sociedade de estudos Espiríticos – Grupo Confúcio. O nome é homenagem ao espírito familiar que participara das sessões mediúnicas oferecendo ensinamentos. Foi o primeiro grupo espírita da Capital do Império, Rio de Janeiro, fundado em 2 de agosto de 1873. A instituição dedicava-se a estudar o Espiritismo como proposto por Allan Kardec em suas obras, bem como a suas aplicações às ciências morais, históricas e psicológicas.

Essa referência à psicologia trata-se da ciência que surgiu na França a partir das pesquisas de Maine de Biran, que afirmava: “o ser humano é uma alma encarnada”. Considerando a moral como desenvolvimento das faculdades da alma, razão e vontade, essa ciência propunha uma nova moral, a moral autônoma. Agir pelo dever é escolher racionalmente sua forma de agir, criando assim os bons hábitos. Os espiritualistas racionais, que ensinavam essa ciência psicológica para os jovens nos liceus, afirmavam que a moral heterônoma, que considera que o ser deve ser submisso a regras externas, sendo submetido a castigos e recompensas, como ensina a igreja, equivale ao pensamento egoísta do materialismo, que prega o interesse como móvel da ação humana. Essa proposta espiritualista dá início a uma revolução moral da humanidade, da qual o Espiritismo é um complemento.

Assim pensavam os participantes (como o baiano Antonio da Silva Neto) dessa primeira instituição espírita, que recebeu da França os direitos de publicação das obras de Kardec em português. Silva Neto iria lançar o primeiro periódico espírita do Rio de Janeiro, Revista Espírita.

Como esclarece a obra Autonomia – a história jamais contada do Espiritismo, na página 100, em 3 de outubro de 1879, os dirigentes do Grupo Confúcio, em comum acordo com as demais casas espíritas, fundaram a Sociedade Acadêmica Deus-Cristo-Caridade, passando a ela os direitos das obras fundamentais do Espiritismo. 

Anos depois, um participante do Grupo Confúcio, Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, unido ao seu dileto amigo Antonio Sayão, vão fundar o primeiro grupo dedicado a implantar um desvio, pelas ideias de Roustaing, no movimento espírita. Essas ideias já haviam sido consideradas um equívoco por Allan Kardec em seus escritos.

O documento anexo é um exemplar raro do estatuto do Grupo Confúcio, onde se pode constatar a fidelidade aos princípios propostos por Kardec para a instituição de um grupo espírita.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior