Tamanho
do Texto

Nem Céu, Nem Inferno – Carta de Kardec para Collignon

Émilie Aimée Charlotte Bréard Collignon (1820-1902) é conhecida como a médium que psicografou a obra Os quatro Evangelhos, coordenada e apresentada por Jean-Baptiste Roustaing, que contém dogmas e preceitos morais opostos aos do Espiritismo.

Todavia, os manuscritos originais demonstram que ela na verdade era fiel a Kardec.

Allan Kardec manteve correspondência com Collignon depois da visita que ele fez à sua casa em Bordeaux, quando conheceu sua família. Sempre que tinha dúvidas, ela consultava o codificador, a quem prezava muito como responsável pela elaboração da doutrina espírita.

Em uma dessas correspondências, Collignon contou a Kardec que não acreditou nas ideias que estava psicografando para Roustaing, pedindo a ele sua abalizada opinião, e Kardec responde em carta de 31 de dezembro de 1863 que: “Quanto à morte de Jesus, a senhora está perfeitamente certa em não acreditar que seja autêntica essa história”. Segundo Kardec, essa teoria só não era pior que a teoria da onipresença ou ubiquidade, do teólogo Aegidius Hunnius (1550-1603).

De fato, quando psicografava as mensagens sobre o Jesus agênere, ela resistia e recusava-se a priori a servir de instrumento aos espíritos que começava a ver como impostores. É o que relata René Caillié, discípulo de Roustaing, num resumo dessa obra.

Dessa forma, Kardec sabia de tudo o que estava acontecendo em Bordeaux quanto à fascinação que Roustaing estava sofrendo nas mãos dos inimigos invisíveis, ao mesmo tempo que a obra Os quatro Evangelhos estava sendo elaborada, e a própria médium o mantinha informado.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior